quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Porto Alegre é demais"


Pegue um “quero-quero” de preferência da Varig (hoje marca controlada pela Gol), e escolha como destino final Porto Alegre, a capital mais meridional e uma das mais arborizadas e alfabetizadas do Brasil. Num breve passeio na capital riograndense, fica fácil constatar o porquê dela ter sido eleita como a metrópole nº.1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes, pela ONU e num estudo realizado pela multinacional Price Waterhouse Coopers, ser apontada como uma das 100 (cem) cidades mais ricas do mundo.

Para os que chegam em um dos diversos vôos diários que pousam no aeroporto Salgado Filho, não se preocupem. O táxi de porto-alegre é um dos mais baratos e tranqüilos do Brasil, e as distâncias não são muito grandes. O tempo do terminal de passageiros para a rodoviária, por exemplo, pode ser pouco mais do que 10 minutos, para os que desejam seguir viagem para serra gaúcha ou outras localidades. Um dos bairros mais arborizados e tradicionais da capital gaúcha, o Moinhos de Vento, também fica não muito longe do aeroporto.

Começando o passeio em Porto Alegre, a sugestão aos marinheiros de primeira viagem é algo que eu nunca fiz, mas sei que existe. Trata-se de num incentivo ao turismo pela prefeitura local, que consiste num ônibus aberto (similar aos que existem no exterior), chamado Linha Turismo que passa pelos principais pontos turísticos da cidade, tendo o cliente a opção de duas linhas: centro histórico e zona sul. Particularmente, acredito que seja mais interessante bater pernas pela ciade, conhecendo bem cada lugar. Estes ônibus são interessantes para quem está com pressa e quer gastar pouco para conhecer a cidade, apesar de muito superficial.

Nosso passeio começa pelo Parque Farroupilha (também conhecido como Parque da Redenção), e é um dos lugares mais visitados pelos porto-alegrenses nos momentos de descanso e para prática de esportes. Nele há um lago, aonde possuem diversas atividades como pedalinhos e inclusive bares, como o Café do Lago. Para sentir um pouco mais da cultura gaúcha, nada como provar um chimarrao, conhecido carinhosamente como "chimas", se "lagarteando" no sol, em dias gelados. Um dos cartões postais da cidade é o famoso espelho d’água que fica no meio do parque, formando um visual diferenciado. A Redenção sem dúvidas é uma visita obrigatória para quem vai para a capital gaúcha.

A exemplo de algumas cidades como São Paulo e Santiago (Chile), o mercado municipal de Porto Alegre é bastante interessante e vale a pena ser visitado. Lá, encontramos um prédio histórico, de 1869 que foi construído para abrigar um mercado central, ainda inexistente naquele tempo. Podemos encontrar diversos produtos, desde diversos tipos de carnes, peixes, especiarias, até uma grande variedade de erva-mate, para preparar o chimarrão, muito legal. No deck superior, há algumas manifestações culturais, bares e lanchonetes. Na entrada do mercado, defronte a praça Farroupilha, encontra-se um clima europeu/ argentino com mesinhas na rua, ideal para experimentar a cerveja local mais famosa: a Polar. Ainda nas redondezas, podemos encontrar outro prédio histórico e tombado pelo patrimônio histórico, o da prefeitura de Porto Alegre.

Alguns quilômetros dali e sendo possível realizar o trajeto a pé, está a tão famosa Usina do Gasômetro. A caminhada acaba sendo por uma região de prédios históricos, quando se sai do Mercado Público de Porto Alegre. Localizado nas margens do Rio Guaíba, o Gasômetro era no passado uma usina brasileira geradora de energia. Hoje há diversas exposições e campanhas em seu principal prédio. Um momento inesquecível é o pôr do sol nas margens do Guaíba. É um dos mais lindos do Brasil. A dica é se programar para conseguir chegar no final da tarde por lá, visitando a Usina e acompanhar o belíssimo espetáculo da natureza ao entardecer.

De volta ao agradável bairro Moinhos de Vento, não se pode deixar de lado um dos locais mais importantes de Porto Alegre: o Parque Moinhos de Vento, popularmente chamado de “Parcão”. Trata-se de grande área verde, que conta com playgrounds e outras estruturas, que tem sua sede administrativa na réplica de um moinho de vento. Aproveite para ver o palco de muitas comemorações dos gaúchos, que é a ponte que fica por cima da Avenida Goethe. Na mesma região, mas preferencialmente a noite, vale a pena conhecer a “Calçada da Fama”. O complexo de bares, resturantes e pubs, acaba sendo mais uma atração noturna. Particularmente, gosto de dois desses barezinhos/ pubs, que é o Mulligan’s aonde há uma variedade de mais de 100 (cem) cerevejas mundiais, e a Dublin Irish Pub, que se pode curtir bandas tocando pop/rock, e para os fãs da sinuca, uma mesa no andar superior. O preço? É bem em conta, não se preocupem.

Para os fanáticos por futebol, se tiverem a oportunidade não percam de ir num Grenal, clássico do futebol gaúcho entre Grêmio e Internacional, dois patrimônios do Rio Grande do Sul. E o curioso é que o jogo entre as duas equipe é considerado cultura gaudéria. E claro, alguns lugares que devem ser visitados pelo turista: o Palácio Piratini, sede do Governo rio-grandense, Catedral Metropolitana de Porto Alegre e o Theatro São Pedro, palco de grandes shows em Porto Alegre. Abaixo, um desses meus diários de viagens, para vocês curtirem, quando estive na capital gaúcha.

Para quem quiser mais informações ou "passear" comigo, está no youtube um vídeo mostrando melhor Porto Alegre, confiram:



3 comentários:

Gicele disse...

Adooooooooooro a minha cidade! =) gostei do texto Tico!

Unknown disse...

Ola gostaria de saber mais sobre serras gaucha custo de vida, aluguel casa, se puder me ajudar agradeco desde ja e muita saúde 2016. Obrigada

José Antonio Fernandes de Souza Mendonça Brazileiro (Tico Brazileiro) disse...

Olá Salma Amorim Salma !

Obrigado pela visita! Respondendo as tuas perguntas, o custo de vida é um pouco abaixo do custo em São Paulo e em contra-partida na serra gaúcha se paga pouco e come-se MUITO BEM. São preços justíssimos para os pratos cheios que são entregues para nós. Cultura italiana, né? Tudo com muita fartura. Com relação a aluguel de casa ou apartamentos, não sei te informar porque sempre fiquei em hoteis ou casa de amigos, mas existe um site bem interessante que pode te ajudar nesta pesquisa, que é o https://www.airbnb.com.br/ ! Eu já aluguei em alguns lugares do Mundo, como Buenos Aires e funciona super bem! Espero que tenha te ajudado!