segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Uma viagem para Genebra, Aosta, Assis e Ravenna.

Viajar sempre é fantástico e que tal conhecer vários Países, contemplando belas paisagens e momentos? Isso é possível na Europa, por conta da proximidade de uma nação com a outra. Passagens aéreas e de trens tem preços bastante atrativos e baratos, mas o legal é gastar um pouco mais de tempo, dispensando serviços como da Easyjet ou Ryanair e pegar a estrada. A rota de hoje esrá de Paris pra Ravenna, com paradas em Genebra (Suiça), Aosta e Assis (Itália).

Lac L'man em Genebra.
Algumas horas de estrada depois e logo após a fronteira, a segunda maior e mais populosa cidade da Suiça é encontrada. Localizada a oeste do País, Genebra foi classificada como a terceira cidade de maior qualidade de vida do mundo, além de ser a quinta mais cara do mundo para se viver. A cidade é palco de inúmeras organizações/ organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à conhecida neutralidade suíça. Como não poderia deixar de ser numa cidade com um alto índice de qualidade de vida, seu transporte público é excepcional e não possuem cobradores e nem roletas para o acesso, mas máquinas em cada ponto para que seja paga a “viagem”. Num intervalo de 01 (uma) hora é possível pegar quantos ônibus a pessoa quiser.

A principal atração de Genebra é o seu Lac L’Man, também conhecido como Lac d’Geneve, que é um grande lago, de águas bastante limpas e cheio de patos e outras aves nadando e sobrevoando. Nele, é possível observar um grande jato d’água, o Jet D’Eau, que dá um pouco mais de vida ao cenário. A região é interessante para a prática de esportes ou apenas uma caminhada em sua volta, além de contar com um relógio de flores no Jardim Inglês, de frente para a antiga fábrica da Rolex. Para quem gosta de uma bela vista, a dica fica por atravessar a ponte Mont-Blanc, que conta com uma vista espetacular. Para quem gosta de conhecer um pouco mais da culinária local e em seus ambientes mais populares, com mercados públicos, o de Genebra fica próximo ao lago e é possível ir andando. O restaurante Bistrot du Boucher (http://bistrot-du-boucher.ch/) tem um dos melhores foundes de queijo já visto, que acompanhado de um vinho branco Coup de L'Etrier, fica fantástico.

Mont-Blac visto da estrada.
Genebra fica para trás e curiosamente há uma nova travessia de fronteira entre Países: agora o turista retorna ao território francês e todos os caminhos acabam indicando uma cidade bastante charmosa, cravada no meio dos Alpes franceses, que é Chamonix. Destino perfeito para casais apaixonados ou amantes do esqui, a cidade vive basicamente de tudo que o inverno pode oferecer e já foi palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924. Hoje, um vilarejo com uma das mais modernas e importantes estações de esqui da Europa, a cidade atrai turistas de todo o Mundo, que buscam um pouco de descanso, em meio a um clima agradável para levar de recordação. Um passeio oferecido a partir da Chamonix e que atrai diversos turistas, é o de conhecer mais de perto uma das montanhas mais famosas do planeta, além de mais alta do continente Europeu, o Mont-Blanc.

Degustação de vinhos.
Continuando a viagem, o próximo destino é a agradável cidade de Aosta, que fica nos Alpes Italianos e tem no seu caminho uma obra incrível, que é o túnel do Mont-Blanc, que liga as cidades de Chamonix, ao Vale de Aosta, na Itália. Seus pouco mais de 11 (onze) quilômetros de extensão, encantam quem passa pela sua extensão e complexibilidade, além de passar justamente debaixo da Agulha do Sul (Aiguille du Midi). Após percorrer o túnel por completo, se chega em Aosta, que é uma pequena cidade que fica nos Alpes italianos e como tal, é outra estação de esqui, um pouco mais modesta. Curiosamente um dos idiomas oficiais da cidade é o francês, inclusive com algumas placas no caminho com o idioma do País vizinho. Uma dica de hospedagem é um hotel bastante confortável e com uma cozinha tipicamente italiana, que é o Hostellerie Du Cheval Blanc (http://www.chevalblanc.it/en/). Com tarifas bastantes atrativas, ainda é possível provar de um spaguetti tipicamente italiano, acompanhado de um dos melhores vinhos do mundo e claro, italianos: o Brunello de Montalcino. A localização deste hotel é bastante favorável, uma vez que fica próximo de uma área central da cidade e é possível caminhar e conhecer alguns monumentos, como pontes e um mini Arco do Triunfo, que se encontra por lá.

Cidade Medieval de Assis.
Seguindo o roteiro, o próximo destino natural seria a admirada cidade de Veneza, mas deixarei para uma postagem especial. Essa alteração de destino nos coloca na proa da região da Umbria, que fica no centro da Itália, e tem Assis como seu principal atrativo aos turistas comuns e católicos. A cidade bastante medieval em toda sua arquitetura e estrutura é bastante pequena e possibilita a caminhada nos seus arredores. A localidade é aonde se registrou o nascimento de um dos santos mais importantes da Igreja Católica: São Francisco de Assis. Este é o motivo principal que torna a cidade um dos destinos mais procurados para diversas procissões, romarias e religiosos de outras culturas, além de historiadores. O ponto mais alto da visita a Assis é ao chegar na Basilica di San Francesco (Basílica de São Francisco), que foi construída em homenagem ao santo católico e é considerada patrimônio histórico mundial. Uma ótima opção para se almoçar ou jantar é uma trattoria que conta com boas massas caseiras e bons vinhos para se degustar, é o Ristorante Bibiano (http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g187905-d2418813-Reviews-Trattoria_Bibiano-Assisi_Province_of_Perugia_Umbria.html).

Caminhando por Ravenna
Por fim, chegamos ao último destino, que é uma viagem no tempo com a terceira e última capital do Império Romano do Ocidente. Palco do seu declínio e sua consequente queda em meados do século V, Ravenna é mais conhecida pelos seus diversos mosaicos presentes em suas igrejas, culpa da influencia do seu passado Bizantino. Além disto, é lá que se encontra o túmulo com os restos mortais de um dos maiores escritores, poeta e político italiano: o Dante Alighieri. Para quem não lembra, ele foi o escritor do famoso e épico texto da Divina Comédia (La Divina Commedia), que mostrava como as pessoas entendiam o mundo durante a Idade Média. Para os amantes dos diversos tipos de mosaicos, a cidade é uma referência no continente Europeu por conta dos diversos mosaicos restaurados e outros sendo produzidos atualmente.

Para os que gostam dos vídeos, pela interatividade, não produzi desta viagem. Ficarei na dívida, mas convido-os para acessar o canal e assistir outros vídeos, que por enquanto estão apenas em português. Basta acessar: www.youtube.com/ticoso.

Fiquem por dentro das atualizações, curtindo a FanPage no Facebook: https://www.facebook.com/blogdoticobrazileiro. Curtam, divulguem e compartilhem com seus amigos e familiares.


Nenhum comentário: