segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Empresas Aéreas brasileiras e as alianças globais.

Pessoal, depois de mostrar que é possível viajar com um certo conforto em voos domésticos dentro do Brasil (ainda que na classe econômica) e explicar um pouco sobre os programas de milhagem, essa publicação vai tirar TODAS AS SUAS DÚVIDAS quando viajar numa empresa de fora e não sabe como e em qual empresa brasileira pode se juntar um pouquinho mais das milhas.

Primeiramente, vocês devem entender que existem 3 (três) alianças globais: a Oneworld, Star Alliance e Skyteam. Para fazer parte de qualquer uma delas, não é preciso ser cliente elite ou pagar algum valor, não se preocupem. Se a empresa aérea que você é cadastrado no programa de milhagens fizer parte de alguma dessas alianças, automaticamente você também fará. E como descobrir isso? No meu caso, eu sempre gostei de aviação desde criança, mas se vocês forem um pouco observadores, vão conseguir acumular ainda mais pontos em voos de empresas aéreas parceiras e eu explico melhor a partir de agora.

É preciso entender um pouco mais sobre as empresas aéreas que voamos no Brasil e suas alianças, que no caso só existem DUAS hoje em dia (Dezembro de 2015): a TAM, que faz parte da Oneworld e a Avianca Brasil, que faz parte da Star Alliance. Entendido isto, vocês devem entender quais são as empresas integrantes dessas alianças (que são diferentes e concorrentes entre si) e poder comprar a sua passagem sem trauma e sabendo EXATAMENTE como acumular em cada programa. Para ajudar vocês, vou ilustrar quais são as empresas parceiras da TAM e da Avianca!

Começo pela Avianca Brasil e o seu Programa Amigo. A empresa faz parte da MAIOR ALIANÇA GLOBAL de empresas aéreas do Mundo, a Star Alliance, que teve entre outras, a saudosa Varig como fundadora (que infelizmente nem todos sabem o que significa, mas não vem ao caso neste momento). São várias empresas que você pode voar e pontuar no programa de fidelização da empresa sem maiores problemas. Vou citar algumas empresas mais escolhidas pelos Brasileiros, que são a United Airlines, TAP Air Portugal, Turkish Airlines, Copa Airlines, Swiss Airlines e Lufthansa, entre outras várias. Para facilitar, vou colocar aqui abaixo TODAS as empresas que fazem parte, para na hora da sua próxima viagem, você pontuar tudo que tem direito e de maneira CORRETA:


Já decoraram quais empresas são parceiras da AVIANCA BRASIL? Vou ajudar mais ainda vocês, só que exemplificando:

- Vai viajar para Alemanha e pela Lufthansa, como fazer? Uma vez inscrito no Programa Amigo da Avianca, você apenas informa o seu número da empresa BRASILEIRA e estará acumulando todas as milhas que tiver direito, dependendo da classe e tarifa paga nesta viagem. Em geral, nas rotas entre Brasil e Europa, o cliente ganha 12.000 (doze mil) milhas e que variam, como eu já frisei.

- Não gosta da Europa e quer ir para América Central? Provavelmente você irá pela Avianca Internacional (com sede na Colômbia) ou pela Copa Airlines! Como acumular? Igual ao caso acima, basta apresentar o seu número do Programa Amigo da Avianca (depois de realizar o cadastro) e pronto.

E isso se aplica para todas as outras empresas. ALGO IMPORTANTE, pessoal: GUARDEM SEMPRE O SEUS CARTÕES DE EMBARQUE, mesmo eles já UTILIZADOS. Isso por vários motivos: para solicitar pontos não colocados na sua conta de fidelização e para evitar situações embaraçosas, que o sistema das empresas não registram o seu embarque e automaticamente você recebe o famoso “no-show”, ou seja, a perda da passagem de volta. 

Passando para a aliança concorrente, a Oneworld, chegamos na TAM. Em 2016, a fusão da LAN e TAM irá ser finalizada e uma nova empresa irá surgir a LATAM Airlines e a empresa chilena e brasileiras irão ser apenas uma lembrança para os apaixonados por aviação. Apesar de ser menor que a Star Alliance, há várias empresas que fazem parte do mesmo grupo e você pode acumular milhas na TAM, ainda que voando em empresas da Austrália, por exemplo. Entre as mais conhecidas e principais dos brasileiros estão a Japan Airlines, Qantas Airlines, American Airlines, British Airways e Ibéria. Claro que essas são apenas as principais empresas que fazem parte da Oneworld, mas para saber exatamente quais são, confira a ilustração abaixo e se voar em alguma delas, não esqueça de informar o seu número Multiplus/ Fidelidade na sua próxima viagem! Mesmo que os aviões não sejam da TAM, você irá acumular milhas no Multiplus/ Fidelidade, por conta da parceria entre as empresas. Vamos a lista? 


As mesmas regras que exemplifiquei com relação as empresas participantes da Star Alliance, se aplicam as da Oneworld e posteriormente da Skyteam. Mas, apenas para ajudar e citando um exemplo, vamos supor que você comprou uma passagem para MIAMI ou Nova York, pela American Airlines e não sabe como ganhar essas milhas na TAM. Simples, pessoal! Apenas apresentem o cartão TAM Fidelidade ou o seu número Multiplus no check in da American e seus pontos irão cair diretamente na sua conta, num prazo de até 15 (quinze) dias após a viagem. Lembrem de guardar os cartões de embarque, SEMPRE.

Como nem tudo são flores, algumas empresas restringem o acúmulo dos pontos em alguns voos, dependendo da tarifa paga. Vou dar um exemplo que aconteceu comigo recentemente. Comprei uma passagem em classe econômica para Bogotá e a volta em classe executiva (que em tese se pontua mais). Minha preferência seria acumular no meu Connect Miles da Copa Airlines (que sou Platinum e Star Alliance GOLD) ou no meu Mileage Plus, da United (que sou Premier Silver e Star Alliance Silver). O que acontece? Nas duas situações, eu iria acumular apenas 75% (setenta e cinco por cento) dos pontos no voo de ida e apenas 100% (cem por cento) no voo de volta, em classe executiva. O que fiz? Optei por acumular no meu Amigo da Avianca Brasil, que eu vou acumular 100% (cem por cento) dos pontos no voo de ida e 150% (cento e cinquenta) no voo de volta. O que importa é acumular mais pontos, não é pessoal? Como eu sei disto? Simples! Sempre que você compra a passagem, existe a classe (que vai da letra “A” até a letra “Z) e você compara com a tabela da empresa que deseja acumular para depois não ter decepções e saber em qual delas é MELHOR acumular.

A terceira e última aliança global é a Skyteam, que nenhuma empresa brasileira faz parte. Em compensação, a GOL tem vários parceiros que são membros dela e faz levar a crer que num futuro próximo a laranjinha faça parte deste conglomerado de empresas aéreas pelo Mundo! Isso seria bastante positivo para todos nós, que iria acirrar ainda mais a concorrência e como consequência baixar os preços das viagens que todos nós tanto gostamos. A Skyteam é a menor e menos famosa das alianças, mas possui empresas bastante importantes:




Por fim, a GOL tem alguns vários parceiros para acúmulo e resgate de passagens aéreas, incluindo membros da Star Alliance, Oneworld e Skyteam. Claro que isso não significa que a melhor empresa para se ganhar milhas seja o Smiles! O ideal é sempre você comparar a tarifa eleita e observar com calma aonde você poderá acumular mais ou ter maiores benefícios. Lembrando que as tarifas  pagas influenciam DIRETAMENTES a quantidade ou não de milhas que irá se acumular em um voo. Antigamente não existia isso e era apenas pela distância voada, infelizmente mudaram e complicaram um pouco os programas de milhagem, especialmente o sempre bom, Smiles. Segue abaixo as empresas que mesmo você não voando de GOL, irá acumular no seu programa de milhagem mais conhecido, o Smiles:


Alguém sentiu falta da Azul? Bom, confesso conhecer pouco sobre o programa Tudo Azul, mas considerando a malha aérea da empresa, que é a MAIOR do País (com voos regionais e entre capitais), tem tudo para ser um sucesso. Ainda está se formando e atraindo olhares, mas já tem a United Airlines (membro da Star Alliance) como sua maior parceira, o que deverá abrir portas para outras empresas. Aliás, comenta-se nos bastidores, que a Azul em breve irá fazer parte da Star Alliance, já pensaram? 

É isso, pessoal! Espero que tenha ajudado mais uma vez e se tiverem maiores dúvidas, entrem em contato comigo por aqui.

Não deixem de me seguir nas redes sociais, que sempre deixo algumas dicas de viagens e empresas aéreas:

Instagram: @ticobrazileiro

Snapchat: ticobrazileiro

E acessem e se inscrevam em meu canal do youtube:




Nenhum comentário: