quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Puerto Montt & Puerto Varas: o lado chileno dos Lagos Andinos

Para quem gostou da postagem anterior sobre Bariloche, não podem perder o que virá hoje! A região dos lagos engloba um lado argentino e chileno e fica difícil de decidir qual dos dois é o mais bonito. Algumas agências de viagem fazem pacotes que certamente você já fez ou conhece alguém esteve nesses tours que acabam por fazer os dois países em uma única viagem, o que é bom e ruim. Ao longo desta postagem vocês irão entender o motivo. Pessoalmente, optei por visitar as regiões em épocas diferentes, tanto o lado argentino quanto o chileno, que irá começar a partir de agora.

Sempre que viajo para um lugar que não conheço, eu procuro me informar um pouco mais sobre a cultura, média de temperaturas e algumas atrações, para ter um pouco um norte. E algumas dessas informações são justamente sobre alguns voos internos e em qual aeroporto descer. Primeiramente, é preciso entender que na região chilena dos lagos andinos, o principal aeroporto é o El Tepual, na cidade portuária de Puerto Montt e portão de entrada para a região dos lagos. O preço varia bastante de acordo com a procura, horários e câmbio. Mas se tiverem dificuldades e acharem os preços salgados, a primeira dica é tentar planejar a viagem com antecedência ou procurar rotas alternativas, como um aeroporto que fica mais ao norte e como consequência, mais longe, que é o de Pucón. Uma vez na cidade, há várias opções de translados para Puerto Montt, inclusive com a opção (que é boa) de aluguel de veículos. Não optei por descer em Pucón, não foi preciso... as tarifas estavam ótimas na rota tradicional, pela Lan Airlines.


Caso você faça o perfil explorador e não gosta muito de pacotes turísticos e horários fixos para se fazer as programações, não se preocupe! Uma excelente opção é alugar um carro com ou sem GPS, considerando que vários dispositivos móveis contam com essa função para auxiliar em viagens e até mesmo na própria cidade. O problema é que se você não reservar antes de chegar lá, pode passar um aperto, como aconteceu comigo! Não tinha nas várias locadoras de carros, nenhum disponível, mas eis que apareceu um que havia sido devolvido e foi só alegria. O preço? Bastante em conta, em relação a aluguel no Brasil, por exemplo! Vale muito a pena!

Antes de viajar para a região, sempre li que o melhor local para se hospedar é Puerto Varas, mas fui teimoso e optei por Puerto Varas, que é notória a diferença. A primeira opção, é uma cidadezinha bastante charmosa e parecida com Bariloche, com construções em madeira e lembrando um pouco da Europa, enquanto a segunda é mais moderna, por ser uma cidade portuária e mais pesada. De toda forma, não é uma má idéia ficar por lá, tendo em vista que é aonde fica o aeroporto e aonde tem hospedagens mais baratas. Além disto, se tiver alugado um veículo, a distância entre as cidades é muito pequena, durando cerca de 20 minutos a distância entre elas. Eu acabei me hospedando em um dos hotéis da rede Holiday Inn, no Holiday Inn Express (http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g294298-d601465-Reviews-Holiday_Inn_Express_Puerto_Montt-Puerto_Montt_Los_Lagos_Region.html). Os quartos são bem muito bem equipados e modernos, além de limpos e eles fornecerem um ótimo café da manhã, indispensável em qualquer viagem, vamos combinar!

Vista do quarto do hotel Holiday Inn Express de Puerto Montt
Começando o passeio, vamos inciar obviameente por Puerto Montt, aonde um dos melhores lugares é a Calleta Angelmó! Como muitos já sabem, eu gosto de mergulhar na cultura local ao máximo e mercados públicos são os locais ideais para isso... E lá é a principal atração, com seus inúmeros pescados, mariscos e ouriços. Vale a pena experimentar esses sabores e eu já indico a compra do salmão defumado, que sou suspeito para falar, mas são uma delícia. Nesta região, é aonde encontramos também várias lanchonetes, bares e restaurantes. Um deles, que considero bastante interessante, é o Pa'mar Adentro, que fica na Calle Pacheco Altamirano 2525, Calleta Angelmó  (telefone: 065 26 40 60). A variedade de pratos com mariscos e derivados do mar é impressionante. Mas, aos que não gostam desse tipo de comida, não se preocupem! Há opções de massas e carnes também, mas o forte são os frutos do mar. A minha sequencia, curioso como sou, foi um prato de ouriços naturais e como molho vinagrete, seguidos de uma sinfonia marítima (que estava incrível) e como prato principal um salmão, típico da região por cima de batatas, uma delícia. Obviamente que tudo acompanhado de um vinho branco chileno.

Pratos da esquerda para a direita: ouriços, sinfonia marítima e salmão chileno.
Para quem gosta de curtir um pouco da vida noturna e quer jogar conversa fora, tomando um pouco de chope local, não pode deixar de dar um pulinho em um barzinho alemão, o Tablon del Ancla (http://www.tablondelancla.cl/). Obviamente não perdi a oportunidade de tomar alguns vários goles da cerveja mais tradicional do Chile, que é a Cristal. Apesar de ter sido verão, a temperatura lá sempre é um pouco mais amena/ fria, por ser uma cidade muito ao sul do continente.

O dia seguinte é para conhecer e se dedicar um pouco mais a charmosa cidade de Puerto Varas, que fica cerca de 21 (vinte e um) quilômetros de distância de Puerto Montt e é um dos principais atrativos da região, com suas casinhas em madeira, o Lago Llanquihue e seus inúmeros cafés e restaurantes. Para quem gosta de fazer uma fé e jogar, há um cassino e que eu consegui ganhar algo! Tudo bem... foram míseros R$ 5,00 (cinco reais) na conversão, mas vale pela diversão! Ao longo da margem do rio, é possível escolher inúmeras opções de restaurantes ou hotéis, além de poder acompanhar várias pessoas curtindo a “praia” ou simplesmente contemplando o pôr do sol, que em alguns locais tem a vista do famoso vulcão Osorno ao fundo. De maneira geral, a cidade é bastante pequena e com atrações mais de curtir o dia, com alta gastronomia e outras atividades esportivas como Stand Up Paddle, Caiaque e outras. Há pessoas que optam por fazer trilhas e trekking também. Obviamente essas atividades são possíveis apenas durante a temporada de verão, que a exemplo de Bariloche, são consideradas as melhores épocas para se visitar as cidades. A diferença principal, é o fato de existir algumas estações de esqui durante a temporada de neve, na cidade argentina.

Beira do lago Llanquihue, em Puerto Varas
Depois de curtir bastante a charmosa cidade de Puerto Varas, é hora de seguir caminho e direto para Ensenada e finalmente Petrohué. O trajeto é impressionante, com um visual mais incrível que o outro e quase sempre, acompanhado pelo vulcão Osorno. Curioso com a distância? São aproximadamente 60 (sessenta) a 70 (setenta) quilômetros de uma ótima estrada e visuais únicos, da região andina. E é justamente neste ponto que insisto em alugar um carro, seja com ou sem GPS! Você pode fazer os seus roteiros e horários, além de aproveitar muito bem o cenário natural para tirar fotos, que garanto que serão inesquecíveis de se guardar. Chegando no vilarejo de Petrohué, o acesso é bastante interessante e no verão é possível acompanhar o degelo andino, no local que chamam “Los Saltos de Petrohue”. Água cristalina/ transparente escorrendo das montanhas e dentro do rio.


Seguindo o fluxo, a estrada é de barro e pedras e levam até um parque, dois hotéis e uma cafeteria. Tudo isso é interessante, até para os que precisam estar conectados o tempo todo e dar notícias aos familiares ou apenas postar algo no instagram, mas o importante é o porto bem simples e de madeira que fica por lá. Diversas embarcações realizam passeios diferentes pelo Lago de Todos os Santos e outras, maiores e mais estruturadas como o famoso Cruce Andino, leva o turista até o lado argentino e em Bariloche, com uma parada na cidade de Peulla. Confesso que saí de Puerto Montt duas vezes em direção a Petrohue e fiz os dois passeios! Vou falar um pouco do “Cruce Andino”, que dura cerca de 4 (quatro) horas para ir e outras 4 (quatro) horas para voltar e custou cerca de US$ 90,00 (noventa dólares americanos). A embarcação era moderna, bastante estruturada com lanchonete, ar condicionado e guias atenciosos que contavam toda a história dos Andes e por onde passávamos. Ao chegar em Peulla, todos são convidados para conhecer e fazer alguns passeios, que vão desde passeio de helicóptero, caminhadas, cavalgadas e canoagem, até mesmo relaxar e curtir a cidadezinha que tem pouco mais de 120 (cento e vinte), isso mesmo... cento e vinte HABITANTES! De lá, alguns turistas seguiram viagem para Bariloche, outros se hospedaram em Peulla para descansar e seguir viagem e outros, como eu, voltamos para Petrohué.


É isso pessoal! Espero que tenham gostado.

Não deixem de me seguir nas redes sociais:

- Instagram: @ticobrazileiro
- Snapchat: ticobrazileiro
- Twitter: @ticobrazileiro

Para quem gostou disso tudo, vale a pena conferir os vídeos que fiz sobre a região dos Lagos Andinos e que já estão disponíveis em meu canal do Youtube. Apenas cliquem e apertem em “Play” para assistir! Espero que gostem! Curtam e compartilhem:

                                          Parte 1:



                                          Parte 2:


Nenhum comentário: