quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cidades ao redor de Sydney, outro espetáculo australiano.


Conforme prometido na minha última postagem sobre Sydney, chegou a hora de conhecer um pouco mais das cidades que ficam nos seus arredores. Agora chegou a hora de visitar o Featherdale Wildlife Park, Blue Mountains, Hunter Valley (para os amantes dos vinhos) e a cidade de Newcastle.

Alimentando Canguros e Wallabies
Começando pelo parque Featherdale, ele fica a cerca de 40 (quarenta) minutos de Sydney e pode ser feito um transfer em vans e micro-ônibus que são alugados. Este passeio, que eu aconselho bastante, não faz parte da rota turística e pode ser também a ÚNICA oportunidade de poder interagir de uma forma especial com diversos animais típicos da região como os coalas e cangurus, por exemplo. Alguém já ouviu falar na ave mais perigosa do mundo? Trata-se do Casuar, um animal da família das emas e avestruzes, na qual uma patada sua chega a ter a mesma intensidade da força de um punhal, podendo inclusive decepar membros humanos. Além disto, é possível viver a experiência de alimentar duas espécies de cangurus, que apesar de semelhantes são bastante diferentes: os cangurus cinza e os wallabies. Apesar de ser uma experiência única, o passeio tem um tempo pré-definido de apenas uma hora ou uma hora e meia de permanência, depende da operadora/ transportadora.

Cidade de Leura
O passeio continuou com uma breve parada numa cidadezinha bastante agradável e charmosa. Trata—se de Leura, uma cidade que lembrou muito as cidades brasileiras de Campos do Jordão, em São Paulo e Gramado, no Rio Grande do Sul. Apesar do parentesco distante, as cidades preservam o clima de clima bastante acolhedor, além de inúmeras casas feitas de madeira e um artesanato local muito rico. Depois de renovar as energias, nada melhor do que seguir para um local místico e com visuais de tirar o fôlego: Blue Mountains. O nome, que remete a coloração azul, é uma referência à névoa que se forma ocasionalmente nestas cores, por conta das diversas árvores de eucalipto no local. Considerado Patrimônio da Humanidade, o local é cercado por altas florestas, penhascos, canyons e cachoeiras.

Por lá, encontramos um lugar cercado de mistério e lendas. São as famosas rochas das Three Sisters, que
Three Sisters ao fundo
tem uma lenda aborígene que conta a história de um feiticeiro que tinha três irmãs e uma delas queria se casar com um guerreiro da região. Durante vários anos de caminhada pela Austrália o feiticeiro procurou tribos que tivessem 03 (três) homens e que assim pudesse casar com as suas três irmãs. Por não ter achado e ter ouvido de uma delas, que ela poderia ter sido feliz se tivesse casado com aquele guerreiro, ele acabou por lançar um feitiço sobre as três e transformando-as num bloco de três pedras, alegando que assim elas poderiam entender que a felicidade de uma não significava a tristeza das outras. O visual é incrível, apesar de mais frio e com neblina em algumas épocas do ano.

Vinícola no Hunter Valley
Para os que amam fazer enoturismo (turismo para apreciar os sabores dos vinhos), chegou o grande momento em território australiano. A direção é o vilarejo de Cessnock, uma cidadezinha que fica cerca de 110km de Sydney e que conta com apenas 40 mil habitantes. Nesta região, que encontramos a mais antiga região vinícola da Austrália, aonde as primeiras vinhas foram plantadas em meados de 1820, o Hunter Valley. No passado, quando ali se iniciou o cultivo das uvas, constatou-se que o clima era parecido com o do sul da França, assim ideal para o crescimento das uvas. Os vinhos de corte Shiraz (que particularmente me agrada muito) são os mais famosos por todo o mundo, mas não se preocupem, cepas Merlot, Semillon e Chardonnay são muito boas, quando procedentes desta região. Algo bastante interessante quando estive por lá: cada vinícola lhe permite a degustação de vários vinhos e se você preferir, pode comprar e degustá-lo com seus amigos e familiares nas diversas mesas disponíveis no lado de fora. É uma espécie de picnic para poder experimentar todos os sabores da Austrália. Uma das vinícolas que estive e gostei muito foi a Roche Wines (http://www.winecountry.com.au/wine/cellar-door-tasting/pokolbin-rothbury/roche-wines).

Orla de Newcastle: bares e restaurantes
Por fim e aproveitando a proximidade com o Hunter Valley, chega-se na segunda maior cidade do Estado de New South Wales: Newcastle. Banhada pelo Oceano Pacífico, possui praias que ficam cheias durante os feriados e finais de semana, além de possuir um porto com capacidade de receber qualquer tipo de embarcação de carga ou passageiros. Conta-se que parte da população local tem como um de seus passatempos é olhar o vai e vem de navios que atracam no porto, inclusive com manobras diferenciadas pelos rebocadores. Particularmente, por alguns segundos virei um típico morador de da cidade, quando admirei o movimento de navios indo e vindo, degustando uma típica cerveja da Tasmânia, a James Boag’s (indico para quem gosta de cerveja diferente). O centro da cidade é um misto de construções novas e velhas, que foram restauradas após o ÚNICO terremoto ocorrido em território australiano, em 1989, e é interessante de se conhecer caminhando. De toda forma uma coisa é certa, para que algum lugar na Austrália volte a tremer, será necessário que se esteja numa festa e após a décima cerveja.

E aqui encerramos esse passeio pela terra down under. Apesar da distância com o resto do mundo, pretendo voltar por lá inúmeras vezes e trazer mais novidades para você que gostou. Ainda tem um terceiro vídeo, do meu canal no YouTube que conta com Blue Mountains e Leura. Curtam um pouco mais abaixo:


Um comentário:

Girley Brazileiro disse...

Meu filho, vc tem um talento muito grande para este oficio de jornalismo informativo. Estes seus informes turísticos são excelentes. Acho bom vc desenvolver este talento.
Orgulhoso de vc, Girley