quinta-feira, 18 de setembro de 2008

EISENBAHN, A AUTÊNTICA CERVEJA DE BLUMENAU.

Alguém já ouviu falar na Eisenbahn? Não, não se trata de mais uma BOA cerveja alemã, como a Erdinger, mas de uma cerveja nacional e produzida na mais alemã das cidades brasileiras: Blumenau, em Santa Catarina.

Na verdade, a Eisenbah é uma cerveja artesanal, que foge totalmente dos padrões das cervejas nacionais, inclusive é a ÚNICA cerveja no mundo, que ainda se utiliza dos métodos da Alemanha do século XIX. Por isto, posso afirmar sem sombra de dúvidas que não se trata de uma cerveja para se beber apenas por beber, mas para se apreciar cada gole, como se fosse um vinho.

Numa simples visita à fábrica e ao bar, em Blumenau, há uma degustação dos diversos sabores de cerveja que o cliente pode escolher: a clássica Pilsen (de origem tcheca), a Pale Ale (tem um sabor amargo/picante e de origem belga), a Weizenbier (cerveja de trigo, de origem alemã), a Weizenbock e Natural (ambas de origem brasileira, sendo a segunda a primeira cerveja brasileira orgânica), a Dunkel (de origem alemã e com um gosto leve de café) e a Kölsch (originária da cidade de Colônia, na Alemanha). Claro, há vários outros “sabores” de Eisenbahn, mas o carro-chefe seriam estas.

Atualmente, a Eisenbahn, muito premiada mundo a fora, possui dezessete tipos de cervejas, inclusive um licor de cerveja, que é decorrente da Eisenbahn Dunkel, anteriormente citada. Na fábrica, se pode observar a paixão pela produção no passeio pela fábrica, que fica ao lado do bar da cervejaria, inclusive é possível retirar “direto da fonte” a cerveja recém-criada.

A estação Eisenbahn, aonde fica o bar, é bem no estilo daquelas micro-cervejarias que em filmes é possível se encontrar, com uma divisão numa parede de vidro do ambiente da fábrica e do bar, aonde todos podem observar/acompanhar o processo de fabricação. Inclusive, dá para se criar uma idéia momentânea de se estar na Alemanha, afinal há vários petiscos típicos da culinária alemã.

Recentemente, esta micro-cervejaria de ótima qualidade, se uniu à outras muito boas como a Baden-Baden, de Campos do Jordão e a carioca Devassa, ambas fazem parte do Grupo Schincariol, que também comprou a Eisenbahn.

Então, para você que é amante de coisas novas e raras, quando estiver por Santa Catarina, não perca a oportunidade de conhecer toda a cultura alemã da cidade de Blumenau e aproveitar pra relaxar e ficar por dentro do processo de fabricação de uma cerveja tipicamente alemã, mas com alma brasileira. Mas... beba com moderação, caso contrário não valerá a pena!

Um comentário:

Celso Flatus disse...

Essa conversa me deu vontade de tomar uma...

Aliás, Bompreço vende algumas, provenientes de Caxias do Sul.

Não sou muito fã do lúpulo, malte e da cevada, mas tem uma "Red Ale" que degustada com um bom e quente pedaço de picanha, é uma coisa de louco!

Abraços!
Oslec Bibow Bibowsky