segunda-feira, 18 de março de 2013

Auckland, cercada por vulcões.


Diz-se que por volta do ano de 1350, um povo conhecido por Maori chegou na Nova Zelândia e fundaram a cidade chamada Tamaki-Makau-Rau, que na língua deles significava “a moça com cem amantes”. Na verdade esta cidade é conhecida por Auckland, que é o centro financeiro, cultural e maior cidade neozelandesa. Esse nome se dava por sua região ser conhecida pelo desejo de conquista de tribos vizinhas. A cidade também é a porta de entrada do País, aonde tem um aeroporto que recebe a maioria dos voos internacionais, com milhares de turistas desembarcando todos os dias por lá.

Apesar de principal cidade da Nova Zelândia, Auckland não é a capital (Wellington é a sede do Governo local). Aproveitando a proximidade entre Sydney e a cidade neozelandesa, em fevereiro de 2011 resolvi desbravar um pouco deste lugar tão exótico para o turista. São diversas as opções de voo, mas por gostar bastante de aviação, escolhi usufruir dos excelentes serviços da Emirates, que naquele ano era a melhor empresa aérea do mundo. O avião usado não poderia ter sido melhor: o A380, maior avião comercial do mundo (capaz de levar 820 pessoas a bordo), com um sistema de áudio-visual incrível, que entre outras coisas permite que o cliente acompanhe todo o vôo pela tail camera (câmera que fica na cauda do avião e mostra toda a fuselagem e o caminho percorrido). Quanto ao serviço de bordo, simplesmente impecável: prato quente acompanhado de vinho francês da região de Côtes Du Rhône, o Châteu Courac (safra 2009).

Depois de realizar todas as burocracias de alfândega e imigração, há uma variedade de serviços de transferência entre aeroporto e centro da cidade, como os famosos shuttle, táxis ou ônibus. Os preços variam de acordo com a necessidade de cada um. Para quem prefere o conforto de um táxi, o preço médio da corrida entre aeroporto/ centro da cidade é de $ 70 NZD (cerca de $ 55 USD). Aos que preferem a praticidade, aliada a preços mais baixos, a pedida são os ônibus que saem a cada 15 (quinze) minutos do terminal, com destino à cidade e o preço é em torno de $ 16 NZD ($ 13 USD). Aliás, esta foi a escolha que acabei fazendo na chegada em Auckland.

Algumas curiosidades chamam bastante atenção, como a civilidade das pessoas. Por lá não há coletores de lixo ou varredores de rua, uma vez que a população se encarrega de não jogar o lixo na rua, e quando eventualmente se acumula sujeira na frente das casas, o próprio cidadão promove a limpeza da via pública. Há uma coleta seletiva de lixo que ocorre uma vez por semana e cada residência tem uma espécie de pequeno container que armazena os detritos nas suas residências. No dia da coleta, essa caixinha é colocada nas ruas para ser recolhido. Aos mais esquecidos e que colocam na rua nos dias errados, acabam arcando com uma multa.

Vista do Waterfront de Auckland
Uma das primeiras paradas obrigatórias é sem dúvidas no Auckland Waterfront/ Auckland Harbour. Por lá encontramos diversos passeios aquáticos, ao redor das diversas Ilhas que ficam nos arredores da cidade, bem como o hotel Hilton e o Porto de chegada de diversos transatlânticos. Também é nesta região que encontramos um dos melhores restaurantes e bares, como o Harbourside Seafood Bar and Grill (http://www.harboursiderestaurant.co.nz/), que é um desses restaurantes de categoria luxo, localizado numa estrutura histórica e bastante aconchegante. A especialidade é sem dúvidas frutos do mar, o que não impede de se provar de um belíssimo filé, acompanhado de cerveja ou vinho, dependendo da temperatura.


mini-cruzeiro pelas ilhas próximas.
Como em várias cidades no Brasil e no Mundo, é possível contratar o Auckland Explorer Bus (http://www.explorerbus.co.nz/), na qual é possível se escolher diversos planos para vários dias, dependendo do tempo de estadia, que variam de $ 40 NZD a $ 90 NZD. Particularmente, acredito que seja mais interessante percorrer alguns desses pontos turísticos caminhando, que é a melhor forma de se conhecer um lugar novo, mas outro aspecto pesa contra a compra desses pacotes, que é o tamanho da cidade. A principal cidade neozelandesa não é muito grande, o que facilita fazer esse tipo de programação. Além do mais, é no Waterfront ou simplesmente porto da cidade, que se torna possível comprar um mini-cruzeiro, que é um passeio de barco pelos arredores de Auckland e pelas ilhas próximas, como Waiheke Island e a Great Barrier Island. Com o afastar do barco da costa, é possível ter uma visão melhor da cidade, com todo seu charme e elegância. Outro detalhe interessante é a preocupação de todos com os efeitos do sol sobre a pele humana, que pode gerar câncer de pele. Por isto, eles fazem questão de oferecer gratuitamente nos seus barcos, uma grande quantidade de protetor solara para os turistas se protegerem das ações do Sol.

Maior edificação do hemisfério sul e apenas 08 (oito) centímetros mais baixa que a Torre Eiffel em Paris, é possível encontrar a MAIOR atração turística de Auckland: a Sky Tower. Localizada no centro da cidade e construída entre os anos de 1994 e 1997 e possui um Cassino em seu andar térreo. Como em toda torre/ edificação, o turista acaba por ver a cidade por outro ângulo e de uma forma panorâmica. Aos amantes de aventuras e esporte radicais, é possível se praticar o bungee jumping, que se dá numa queda livre de 328 metros, dando uma sensação única de liberdade. Aos mais calmos, que não confiam nos esportes radicais, a dica é experimentar os doces e quitutes neozelandeses, ou apenas tomar um café nas lanchonetes que ficam no topo desta torre. Apesar de não ser de conhecimento geral, a Sky Tower não apenas serve ao turista, ela é uma das antenas de comunicação da cidade e a noite encanta com seu show de luzes e cores.

Nos arredores da torre, encontramos o Museu de Auckland, que tem várias amostras com os raros artefatos da civilização Maori e com coleções de cerâmica e objetos das mais diversas ilhas presentes no Oceano Pacífico, como Polinésia, Micronesia ou Melanésia. Para os que gostam de apreciar a diversidade da fauna e flora desta região do planeta, é possível no zoológico de Auckland ou no Jardim Botânico. O animal símbolo do País é o Kiwi, uma ave de hábitos noturnos e que vive num buraco do solo. Até hoje não se sabe a origem deles, mas aparentemente são algum parente próximo das avestruzes e emas, por também não voarem.

Por fim, não poderia deixar de citar o ice bar. Quando tive a oportunidade de visitar, o nome era Minus 5º Ice Bar e agora se chama Freddy’s Ice House (http://www.showcasehospitality.co.nz/microsite/freddys-ice-house) e é uma experiência bastante diferente. Por incrível que pareça, o local lota por várias vezes e se torna numa balada em algumas noites, com muita bebida (vodka para esquentar) e músicas lounge/ house para animar um pouco quem ali visita. Localizado ao lado do porto de Auckland (Waterfront), é cercado por uma infinidade de bares e restaurantes, numa área bastante charmosa e badalada.

Motivos não faltam para se conhecer essa cidade multicultural e cercada por cerca de 50 (cinquenta) vulcões inativos, que tornam sua paisagem natural uma das únicas em todo o planeta. Além de passeios turísticos habituais, o interessante é desfrutar um pouco da fauna e flora local, bem como os sabores desta cidade tão especial. Aos que gostam do enoturismo, os vinhos neozelandeses, a exemplo dos sul-africanos, australianos, americanos e brasileiros, são considerados do novo mundo e estão em grande desenvolvimento. Além dos monumentos e museus, é possível ir ao porto da cidade e velejar ou contratar um dos vários cruzeiros pelas ilhas próximas, que ficam no mar da tasmânia e Oceano Atlântico.

Também fiz registros deste passeio por Auckland e postei no meu canal do youtube. Por acaso é um dos vídeos mais acessados. Confiram um pouco desta cidade fantástica, no meio do Oceano Pacífico. Basta clicar abaixo: 



2 comentários:

Anônimo disse...

E AI PARCEIRO, BLZ? GOSTEI MUITO DO SEU VÍDEO E MAIS AINDA DA MÚSICA, POR FAVOR ME DIZ QUE MÚSICA É ESSA, NOME DA MÚSICA, QUEM CANTA. MEU IRMÃO SE ENCONTRA AUCKLAND FAZ UMA SEMANA E PRETENDE FICAR SEIS MESES(INTERCÂMBIO, CARA ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM FAZER UMA VISITINHA PRA ELE, ACONTECE QUE NÃO SEI ND DA LÍNGUA INGLESA, MAS QM SABE UM DIA, FIQUEI ENCANTADO COM A CIDADE. ABRAÇOS

José Antonio Fernandes de Souza Mendonça Brazileiro (Tico Brazileiro) disse...

Cara, tudo certo.

Obrigado pela audiência, siga me acompanhando que estão chegando novas publicações nos próximos dias.

Cara, a música vou ficar em dívida contigo, mas em breve descubro e te digo qual é. Auckland é fantástica, com certeza seu irmão vai gostar muito, fora a possibilidade de conhecer ali do lado a Austrália e outros lugares do Pacífico. Se puder, vá lá visitar ele que é uma viagem diferente de qualquer uma para Europa ou Estados Unidos, por exemplo. Grande abraço.