sexta-feira, 1 de março de 2013

"O Rio de Janeiro continua lindo..."



Mundialmente conhecida com sua beleza natural exuberante, a Cidade Maravilhosa segue sendo um dos destinos mais atrativos para turistas brasileiros e estrangeiros. Com uma grande quantidade de praias e rico litoral, de povo acolhedor, o Rio de Janeiro sem dúvidas é uma cidade cheia de vida a qualquer hora do dia. Caso você nunca tenha ido por lá e o tempo seja curto, fique tranquilo! Em apenas 02 (dois) dias intensos, é possível conhecer o principal da capital fluminense.

Inaugurado em 1912 e transportado pelo menos 35 (trinta e cinco) milhões de pessoas, o bondinho do Pão de Açúcar é uma das atrações principais da capital fluminense. Ele funciona em duas rotas: uma que liga o morro da Babilônia ao morro da Urca e a outra que liga o morro da Urca ao topo do Pão de Açúcar, que é o destino mais atrativo e turístico, vez que dá para uma das vistas que são consideradas como mais belas do planeta: a Baía de Guanabara. O passeio custa em torno de R$ 53,00 (cinquenta e três reais).

Terminado o passeio, a dica fica por conhecer a Praia Vermelha, que fica praticamente defronte do morro da Urca e bilheterias do Bondinho. Além de se ter uma oportunidade fantástica de ir na famosa mureta da Urca e tomar uma cervejinha bem gelada, com toda a Baía de Guanabara ao seu lado. Por lá funciona um dos bares/ restaurantes mais tradicionais, que é o Bar Urca (http://www.barurca.com.br/).

No bairro de Botafogo e em frente a praia que leva o nome do bairro, encontramos o Botafogo Praia Shopping, um centro de compras que tem um terraço com um espaço gourmet repleto de lanchonetes e restaurantes e com um extra que é a vista completa da praia e do morro do Pão de Açúcar e seu bondinho. É um passeio gostoso e bastante interessante de se fazer, apesar de ser um mero shopping center.

Não muito distante, encontramos o Cristo Redentor, de braços abertos para todos que vão até o Rio de Janeiro. Situado no topo do Corcovado, o acesso pode ser feito de duas maneiras: pelo trem, que sobe por dentro da floresta da Tijuca num intervalo de cada 30 (trinta) minutos, ou de carro até metade do caminho. A partir daí, é necessário pagar para subir pelo serviço de vans que existem por lá. Os preços variam, de acordo com a escolha do passeio. Chegando lá, se entende o motivo do Cristo Redentor ter sido escolhido uma das sete maravilhas do mundo moderno, seja pela obra em si ou pela vista que se tem da cidade. Novamente, o ideal é chegar no final da tarde, para curtir a cidade se iluminando no pôr do sol.

Reserve tempo para conhecer a famosa Confeitaria Colombo e se deliciar com as guloseimas cariocas. Apesar de sua inauguração ter sido em 1894, ela ainda segue o luxo da época de casas similares de Paris e Londres. É um passeio imperdível. Aproveitando a proximidade, uma caminhada para o Centro Histórico do Rio é um passeio interessante para conhecer um pouco da cultura da cidade. Na Cinelândia, ou simplesmente Praça Floriano Peixoto, o turista se depara com a Biblioteca Nacional, Câmara Municipal, antigo prédio do Supremo Tribunal Federal e o famoso Theatro Municipal. Um espetáculo de história e cultura.

Conhecida como O coração do Rio de Janeiro, devido ao seu formato semelhante ao de um coração, a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma das principais atrações cariocas. Várias pessoas aproveitam o local para relaxar ou simplesmente praticar alguns exercícios de caminhada ou ciclismo. Também por lá é possível fazer alguns passeios panorâmicos de helicóptero, pela empresa Helisul Taxi Aéreo. Os preços variam com os planos, aonde o mais barato tem duração de 7 (sete) minutos e passa por cima das praias de Copacabana, Ipanema, passa ao redor do Pão de Açúcar e volta para a Lagoa. É um passeio bonito e que vale a pena.

Basicamente, o quente do Rio de Janeiro encontra-se na sua Zona Sul. Além de todos esses passeios já citados, ainda tem o mais procurado por turistas estrangeiros: suas praias. Começando pela praia de Ipanema, que inspirou o compositor Vinícius de Moraes ao lançar a o hit de sucesso Garota de Ipanema, ela é um ponto de encontro para prática de diversos esportes como surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Inclusive, a maioria dos campeonatoas de vôlei de praia são transmitidos de lá. Ao lado de Ipanema, encontramos um bairro nobre, o Leblon. Por lá, além da bela praia, encontramos diversos barezinhos, que retratam a vida boêmia do carioca: o Jobi e o Bar da Devassa são alguns dos mais lotados por lá. O legal é tentar pegar uma mesa na calçada e tomar seu chopp calmamente, as vezes ao som da Bossa Nova. Por fim, uma praia merece enorme destaque que é Copacabana. Carinhosamente apelidada por Copa, o bairro leva o mesmo nome da praia e é o mais prestigiado do Brasil, além de um dos mais conhecidos do planeta. Mais de 50 (cinquenta) hotéis fazem a festa de turistas de todos os lugares, que vem curtir o Rio de Janeiro, com o seu melhor. Por lá encontramos também o Forte de Copacabana, que fica no final do bairro e é um museu histórico do exército brasileiro. Caso queira apenas passear e desfrutar de cafés ou lanches, há alguns bares e confeitarias, como a Confeitaria Colombo.

Por fim e mais afastado de todo este agito, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, encontramos o bairro que mais cresceu nos últimos tempos: a Barra da Tijuca, que também é conhecida apenas por Barra. Por lá há uma infinidade de condomínios fechados, além de grandes centros de compra, com o Barra Shopping. Apesar da distância do circuito turístico carioca, o bairro é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital fluminense. A última edição do Rock in Rio, em 2011, foi na chamada Cidade do Rock, que fica nos arredores da Barra da Tijuca.

Para ilustrar melhor tudo isto, preparei um vídeo sobre o Rio de Janeiro e postei no youtube. Confira, o vídeo abaixo:



3 comentários:

Girley Brazileiro disse...

Puxa vida meu filho! Vc tem uma linguagem dinâmica e excelente. Prende o leitor. Isto é um privilegio de poucos. Por outro lado acho que vc devia atuar no setor do turismo. Aunda é tempo. Tenho orgulho desse seu modo de mostrar o mundo. Parabéns!
Seu pai GB

Unknown disse...

Excelente resumo, Tico. Mas falando do Rio, sempre falta algo. Senti falta do aterro do Flamengo, Santa Tereza, Largo do Machado, Lapa, Quinta da Boa Vista..... Abraços

Dana disse...

Tico! Adorei teu texto. Foi direto e realmente prendeu minha atenção. Morando aqui no Rio, leio com lágrimas nos olhos, pois é tudo isso que tu falou e muito mais. Aguardo tua visita em breve! Beijos, best friend. :)