Pessoal, hoje irei dar umas dicas valiosas para
quem gosta de viajar com um maior conforto nos voos operados DENTRO DO BRASIL.
Infelizmente todas as nossas empresas aéreas não possuem aviões com mais de uma
classe, sendo assim, disponível apenas a famosa e algumas vezes apertada,
classe econômica.
Se você cansou de viajar no aperto e acha que é
impossível ter um maior conforto, pode acreditar que seus problemas acabaram.
Hoje irei mostrar para você, que me acompanha aqui no blog e nas redes sociais,
que é possível SIM voar com um bom espaço entre as pernas e as vezes sem
precisar pagar nada por isso, depende do contexto.
Começando pela GOL Linhas Aéreas, irei ousar fazer
vários elogios! Sim, a empresa tem se esforçado bastante para melhorar a
qualidade do serviço, reduzindo a quantidade de assentos em suas aeronaves e
como consequência, melhorando o espaçamento entre as poltronas. Você que sempre
criticou a laranjinha, sabia que hoje ela tem o maior, se não um dos maiores
espaços entre as cadeiras entre todas as empresas aéreas? Tem o selo A, da
ANAC.
Vamos um pouco sobre os equipamentos operados hoje
pela empresa para saber escolher o melhor assento, não é mesmo? A GOL opera apenas dois tipos de
aeronaves, que são os Boeing 737-700 (menor) e o Boeing 737-700 (maior). Para
conseguir viajar melhor do que já está, basta você procurar o espaço chamado e “GOL+”.
Nele, além do maior espaçamento para as pernas, as poltronas reclinam até 50%
(cinquenta por cento) mais que o normal e está disponível na seguinte forma:
- Boeing
737-700: fileiras 1 a 7 A, B, C, D,
E e F, além das tradicionais saídas de emergência, que ficam localizadas
nas poltronas 12 A, B, C, D, E e F. Se
você optar pelo assento número 11 A, B, C, D, E ou F, sabem o que acontece? O
espaço é menor e ainda tem o agravante de NÃO RECLINAR, pois são aquelas
poltronas feitas para não obstruir a saída de emergência. Essas aeronaves são
usadas bastantes em rotas regionais, como interiores e Fernando de Noronha, por
exemplo.
- Boeing
737-800: fileiras 1 a 7 D, E e F (lado
direito da aeronave) e 2 a 7 A, B e C (lado
esquerdo da aeronave). As saídas de emergência que reclinam e são confortáveis
variam, de acordo com o modelo da aeronave e podem ser apenas a 17A ou 17F nos modelos mais antigos (e
isso só é possível saber na hora do embarque) ou toda a fileira 17, ou seja, da
letra A a F (nos modelos mais
novos). Os que tiverem assentos marcados nas poltronas 15 A, B, C, D, E ou F
irão ficar na mesma situação que falei acima, ou seja, com menor espaçamento e
sem reclinar.
Como nem tudo são flores, a GOL comercializa esses
lugares em média por R$ 50,00 (cinquenta reais) ou de forma gratuita para quem
é cliente Smiles Diamante ou os parceiros elite da empresa.
Avermelhando um pouco as coisas e indo para a TAM Linhas Aéreas, a empresa tem um dos
piores espaços entre as poltronas do País, inclusive em voos internacionais,
por incrível que pareça. Vamos entender um pouco dos aviões operados em voos
domésticos, que são basicamente 3 (três) tipos de aeronaves: os Airbuses A319,
A320 e A321. Em alguns casos raros, eles colocam aviões maiores, usados em voos
internacionais em rotas domésticas como Manaus, Recife e Fortaleza e em seguida
retiram, portanto irei me concentrar no tradicional.
- Airbus
A319: é o concorrente direto do Boeing 737-700 da GOL e não poderia ser
muito diferente o local do espaço conforto da TAM, que são nas fileiras 11 A, B, C, D, E e F.
- Airbus
A320: é o queridinho da empresa e usado DEMAIS em quase todos os voos
nacionais da empresa. Os melhores lugares, para você ir confortável são as
poltronas 13 A, B, C, D, E e F. Importante
lembrar que a empresa comercializa toda a fileira 12 (doze) também, que de fato
tem um espaço maior e em contrapartida não reclina, por obstruir a saída de
emergência no caso de uma evacuação.
- Airbus
A321: bastante usado nas rotas entre o centro-oeste/ sudeste e norte/
nordeste, é um avião de fuselagem IGUAL aos anteriores, mas com a diferença de
ser alongada (um charuto). Os melhores assentos deste avião são os das fileiras
11 B, C, E e F e 25 B, C, E e F. O melhor deixei para
agora, que são os assentos que além de ter um conforto maior, NÃO POSSUEM
POLTRONA NA SUA FRENTE! Sabem quais são? Os 12 A e F, além dos 26 A e F.
Seguindo as regras da concorrência, a TAM também
comercializa esses assentos por um valor de R$ 40,00 (quarenta reais) em média.
Por outro lado, se você for cliente TAM Fidelidade Vermelho Plus, Black ou
LanPass Comdoro, Comodoro Black, ou Oneworld Emerald, qualquer um desses lugares
acima podem ser solicitados de forma gratuita.
Não irei me alongar neste assunto, mas vou entrar
na empresa que considero a melhor em conforto, voando nos céus do Brasil, que é
a Avianca. O ponto baixo da empresa é a sua modesta malha aérea e falta de
opções e horários interessantes. Fora isso, seus aviões são TODOS com padrão
internacional, com sistema áudio visual individual, serviço de bordo que nos
lembra a antiga Varig, além de um BOM espaçamento entre os assentos. Ela opera
uma frota parecida com a TAM, que são os Airbuses A318, A319 e A320.
- Airbus
A318: é o modelo menor da família A320 e seus melhores assentos são os da
fileira 10 A, C e D, K. Se você
quiser ir sem nenhuma cadeira na sua frente, basta optar pelas posições 11 A ou 11 K. Esse mini-Airbus cada vez mais tem deixado de operar na
empresa e a tendência é que sumam da frota.
- Airbus
A319: modelo igual ao operado pela TAM, só que com um espaçamento bem
melhor e sistema áudio visual individual e os melhores assentos são os da
fileira 12 A, B, C, D, E, K.
- Airbus
A320: Se na TAM a mesma aeronave é na fileira 13, na Avianca muda para 12 A, B, C, D, E e K. Isso demonstra um
pouco como a empresa líder no Brasil é apertada em relação a outras como a
Avianca.
O detalhe importante é que ATUALMENTE a Avianca
Brasil NÃO COBRA qualquer valor extra para você pedir esses lugares. No máximo
eles ficam bloqueados até próximo ao embarque e quem chegar primeiro solicita esses
lugares.
Por fim, cheguei na Azul Linhas Aéreas que opera
REGULARMENTE três tipos de aeronaves nos seus voos domésticos que são os
Embraer 190 e 195, além dos ATR-72-600. São aeronaves de porte BEM menor do que
os das outras empresas, porém muito seguros e interessantes. E ainda há o
adicional da televisão ao vivo na maioria dos voos. O que interessa é o maior
espaço para a viagem, correto? Então vamos entender um pouco:
- ATR
72-600: é o menor avião da frota e usado em rotas regionais e de curto
alcance, como Fernando de Noronha/ Natal ou cidades de até 1 hora de voo. Não
existe o “Espaço Azul” nessas aeronaves.
- Embraer
190 e 195: São dois tipos diferentes de aeronaves, mas possuem a mesma
configuração para o “Espaço Azul”, além de serem usadas frequentemente nas
principais rotas da empresa. Para quem senta no lado direito dessas aeronaves,
basta escolher as poltronas 1 a 5 C e D,
enquanto os que sentam do lado esquerdo ficam com as fileiras 2 a 5 A e B. Como não poderia deixar de
ser, as saídas de emergência (sobre as asas) possuem um BOM espaçamento e ficam
na fileira 14 A, B, C e D.
A Azul cobra valores a partir de R$ 25,00 (vinte e
cinco Reais) nas rotas de curto alcance e R$ 50,00 (cinquenta reais) nas de
médio/ longo alcance. Se você é cliente Diamante no programa Tudo Azul, tem
direito a 4 (quatro) cortesias ao ano (e é cumulativa) para solicitar qualquer
um desses assentos e caso você seja cliente Safira, tem direito a 2 (duas)
cortesias.
Confesso que sempre ao comprar o bilhete, eu
procuro ver qual é o equipamento/ aeronave que será usada na rota. Algumas
empresas com a GOL, Avianca e Azul, não muda muita coisa por conta da frota ser
muito homogênea, mas na TAM, que as vezes coloca aviões maiores, pode ser
interessante você ter esse conhecimento! O espaço conforto, é comercializado
como se fosse a classe executiva, ainda que o serviço não seja.
Para quem não tem muita paciência de analisar esses
detalhes, ainda tem uma saída, que é acessar o site www.seatguru.com e colocar o número do seu
voo, com data e horário e eles já mostram o mapa de assentos do avião que irá
operar a rota. Assim, pode ajudar você na escolha do seu assento, tornando a
sua viagem mais confortável.
Espero que as dicas tenham sido úteis e espero
vocês na próxima postagem.
Não deixem de me seguir nas redes sociais e
acompanharem essas e outras várias dicas em tempo real:
Instagram:
@ticobrazileiro
Snapchat:
ticobrazileiro
Periscope:
ticobrazileiro
Dúvidas e sugestões, podem mandar email para
jabrazileiro@gmail.com.
Alguns FLIGHT REPORTS para assistir, lá do meu canal do Youtube:
De São Paulo para o Recife, pela Latam Brasil
De São Paulo para Fortaleza, pela Avianca Brasil
Do Rio de Janeiro para o Recife, pela Gol Linhas Aéreas
De São Paulo para o Rio de Janeiro, pela Azul Linhas Aéreas
Alguns FLIGHT REPORTS para assistir, lá do meu canal do Youtube:
De São Paulo para o Recife, pela Latam Brasil
De São Paulo para Fortaleza, pela Avianca Brasil
Do Rio de Janeiro para o Recife, pela Gol Linhas Aéreas
De São Paulo para o Rio de Janeiro, pela Azul Linhas Aéreas
Um comentário:
Mto obrigada.... bastante esclarecedor
Postar um comentário